
- Este evento já passou.
INTRODUÇÃO ÀS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS
20 maio 2017 - 21 maio 2017

Conhecidas como selvagens, mato, ervas daninhas, as plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) são espécies vegetais que, apesar de terem sido parte da nossa dieta antigamente, não são utilizadas tradicionalmente na alimentação e que possuem partes (folhas, flores, frutos, raízes, sementes) que podem ser consumidas pelo homem, cruas e/ou após preparo culinário.
Essas plantas possuem alto valor nutricional e constituem um universo botânico desconhecido para a maioria dos brasileiros. No Brasil possuímos em torno de 3.000 plantas que podem ser utilizadas para alimentação. Ou seja, essas plantas constituem um enorme potencial gastronômico! Venha conhecer mais sobre essas plantas no nosso curso básico!
Objetivos
Capacitar os participantes para os princípios básicos: identificação, coleta e preparo culinários de PANC’s da Mata Atlântica através de conceitos teóricos e práticos de Botânica, Ecologia, Manejo de Recursos Vegetais e Alta Gastronomia
Público alvo
Estudantes e profissionais das áreas agrária, biológica e gastronômica, produtores rurais e todas as pessoas que tenham algum tipo de interesse no tema.
Programação
Esse curso abordará inicialmente aspectos teóricos relacionados à Botânica e Ecologia das PANC’s e terá um forte componente prático, envolvendo saídas a campo para identificação e coleta de plantas. Também incluirá preparo culinário de pratos deliciosos e, claro, degustação dos mesmos!
20/05/2017 (sábado):
- Apresentação da dinâmica do curso;
- Aula de identificação de plantas espontâneas;
- Saída a campo: interpretação da floresta, um olhar para a sutileza e os detalhes da natureza;
- Detalhamento da biodiversidade da Mata Atlântica: plantas alimentícias e medicinais;
- Primeiros passos para coletar e preparar uma planta ou ingrediente espontâneo.
21/05/2017 (domingo):
- O que justifica uma busca pelas plantas espontâneas?
- Como adaptar o cardápio à estação?
- Culinária-caminhada: prática de coleta com objetivo de preparo – um olhar para o que queremos montar como cardápio;
- Estudo do potencial gastronômico;
- Elaboração conjunta de uma degustação.
Ministrante – Jorge Ferreira
Jorge Ferreira é filho de agricultores e foi criado no sítio São José, Paraty – RJ, onde sempre trabalhou com a terra junto a sua família, priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Jorge é um autodidata e estuda há mais de 15 anos botânica prática, taxonomia, plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) com enfoque gastronômico, frutíferas e plantas medicinais nativas da Mata Atlântica. Também trabalha com agroflorestas e possui forte experiência em planejamento, implantação e manejo agroflorestal.
Vagas
Serão oferecidas 20 vagas
Investimento
Até dia 21/04
Entre dias 22/04 e 19/05
Formas de Pagamento
Depósito/Transferência
ou
Boleto Bancário
Consulte-nos para opções de parcelamento.